LilySlim Weight loss tickers

sábado, 23 de julho de 2011

10 hábitos para uma vida saudável!


Você pode melhorar e modificar alguns hábitos de sua vida, com algumas dicas que aqui seguem:

1) Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada:

Uma alimentação saudável é responsável pela prevenção de várias doenças e pelo fortalecimento do sistema imunológico, por isso se sua alimentação não está adequada ela pode desencadear doença como a obesidade; doenças cardiovasculares; hipertensão; diabetes; alterações ósseas e articulares; e alguns tipos de câncer, entre eles o de estômago.

Além disso, uma má alimentação também pode propiciar a fadiga, baixa do sistema imunológico e até desencadear uma depressão.

O ideal é manter uma alimentação equilibrada, incluindo no seu cardápio cereais, verduras, frutas, legumes, peixes, aceite de oliva… entre outros considerados saudáveis. E reduzir o consumo de gorduras saturadas, açúcares, enlatados …. Não esquecendo de beber muita água sempre.

2) Exercite sua mente e sua memória:

A mente é um músculo que se não for exercitado atrofia.Diversos estudos asseguram que pessoas que desempenham atividades que exigem um esforço intelectual, conservam maior vitalidade mental ao envelhecer. Portanto aproveitem para ler muito, pois este é um excelente estimulo para sua mente. Jogos de mesa que ajudam a pensar em uma estratégia também servem como estímulo. Atividades artísticas como pintar, tocar algum instrumento musical, cantar e palavras cruzadas, também trabalham o intelecto e estimulam o senso psicomotor, importante para o bom funcionamento mental. Não abuse da televisão pois não requer nenhum esforço intelectual e em excesso atrofia a mente.

3) Não permita que o stress invada sua vida:

O estresss é um mecanismo de defesa natural do organismo ante um estímulo. Uma sensação que se segue durante muito tempo e não existe um motivo real que desencadeie, e quando isso acontece, pode afetar seriamente a saúde de uma pessoa. Suas conseqüências podem ser; fadiga, insônia, nervosismo, ansiedade, angustia, dores na coluna e nuca, situações de brigas e confusões, entre outras.

Para evitar que nos afete a vida cotidiana:

• Durma o suficiente para um bom descanso físico e principalmente mental, de 7 a 8 horas é o suficiente;

• Respire profundamente sempre que puder. Faca inspirações e expirações profundas, principalmente quando estiver nervoso;

• Trate de relaxar a mente e evitar pensamentos negativos. Técnicas de meditação e Yoda ajudam muito;

• Presentei-se com massagens ou banhos relaxantes;

• Cultive mais suas relações sociais, culturais, e familiares;

• Não deixe de fazer as atividades que lhe são prazerosas. Como praticar um esporte, jantar com os amigos, ir ao cinema, ou qualquer coisa que te proporcione uma sensação de muito prazer.

4) Beba mais água:

O corpo precisa manter-se sempre hidratado. Além do mais a água ajuda eliminar as toxinas acumuladas e melhora a função renal. O ideal é beber de 2 a 3 litros diários. Por isso mantenha sempre por perto uma garrafa de agora. Isso ajudará a manter o hábito.

5) Abandone o hábito de fumar:

Deixar o tabaco não é fácil porque implica em uma dependência física (nicotina), e psíquica (o vício). Mas lembre-se que este é um mal que pode provocar doenças respiratórias, envelhecimento precoce, e até o câncer. Diminuir aos poucos o cigarro não dá muito certo, porque ao primeiro sinal de ansiedade a quantidade aumenta. O ideal seria que deixasse de fumar por completo, e substituísse o vício por uma atividade mais saudável, como a prática de um esporte por exemplo. Aproveite o começo de um novo ano e mude por completo esse hábito. Com certeza você se sentirá muitoooo melhor.

6) Crie um ambiente saudável ao seu redor:

Nossa casa pode ser uma boa fonte de saúde. Crie um ambiente acolhedor, confortável e que se sinta bem. Mantenha sempre um clima saudável entre os familiares e amigos. Transforme sua casa em um delicioso lar. No ambiente de trabalho faca a mesma coisa. Construa relacionamentos saudáveis. Manter boas relações com os amigos, companheiros de trabalho, e família é essencial para o bem estar pessoal.

7) Mantenha sob controle sua pressão arterial e colesterol:

Segundo estudos recentes, reduzir o consumo de sal e álcool, realizar exercício físico e tentar ficar longe das situações de stress, ajuda a manter os níveis de pressão ótimos. Os benefícios são ainda maiores, se aumentar o consumo de frutas e verduras e reduzir gorduras saturadas da alimentação. Uma ótima preço é considerada à 120/80mmHg ( popularmente 12/8 ( doze por oito) . Atingindo 140/90mmHg é bom ficar atento ou procurar um médico pois pode indicar algum sinal de hipertensão. Devemos ficar realmente muito atentos com a dieta, para que consigamos manter os níveis de colesterol ideais. Aproveite o inicio do ano e procure um médico para fazer os exames necessários que possam indicar os níveis de colesterol bom ( HDL) e o mal (LDL). Assim será muito mais fácil controlar, e saber o que deve ser mudado em seus hábitos alimentares.

8) Exercite-se para ter um corpo saudável:

Exercícios físicos são fundamentais para uma vida saudável.Entre seus múltiplos benefícios estão: o fortalecimento do sistema imunológico, a melhora da flexibilidade, reduzindo o risco de lesões, melhora resistência do sistema cardiovascular aumenta a oxigenação pulmonar e cerebral entre outros. A pratica regular dos exercícios físicos além de aumentar a auto-estima, o bom humor e ajudar até a dormir melhor, provoca uma deliciosa sensação de bem estar físico e mental, graças a liberação do hormônio endorfina, responsável por essas sensações. Segundo médicos, basta uma hora por dia de caminhada ininterrupta para que você se torne uma pessoa muito mais saudável. Presenteie-se… Procure um profissional qualificado para iniciar seus exercícios e comece seu ano muito bem.

9) Aconteça o que acontecer SORRIA!!!!

O riso não é só uma manifestação de alegria, e sim uma das melhores ferramentas e a mais natural para melhorar nossa saúde.Cerca de 400 músculos se movimentam quando sorrimos.O riso fortalece o sistema imunológico sendo que provoca uma resposta cerebral que estimula a produção de neurotransmissores como a melatonina e a serotonina. A Melatonina previne os danos oxidativos e reduz o processo de envelhecimento . A serotonina regula a sensibilidade a dor, os estados depressivos, e a ansiedade. Também aumenta a capacidade pulmonar melhorando a oxigenação. Já que nos causa somente boas sensações então; SORRIA!!!!!!

10) Descubra o prazer nas coisas simples:

Curta os finais de semana com família, amigos, ou até sozinho… mas curta… Observe a natureza, os animais, o por do sol, a lua.

Viaje nos finais de semana, vá à praia, corra no parque ou apenas pare para ler um livro… É muito importante ter esse tempo de “DOLCE FAR NIENTE”. O ideal seria 1 hora por dia de simplesmente fazer o que mais gosta… Um esporte… ler um livro… ouvir musica… falar com amigos… curtir a família…. enfim… Se sentir bem e FELIZ!

Priscilla de Arruda Camargo é Graduada pela Escola de Ed. Física e Esporte da USP; Pós-graduada em “Prescrição de Exercícios na Saúde na Doença e no Envelhecimento”; Especialista em nutrição esportiva; entre outros.

Fonte:http://www.melhoramiga.com.br/2011/02/10-habitos-para-uma-vida-saudavel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário