quinta-feira, 28 de junho de 2012

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Uma dúvida: qual a importância do café da manhã?


Quando acordamos nosso corpo desperta de horas de jejum e precisa se preparar para as atividades do dia. Por isso é importante ter um café da manhã completo, nutritivo e leve. Vamos às dúvidas mais comuns:

- Só Café? Só Leite? Ou Café com leite? É importante incluir o leite -- já falamos aqui -- porque é rico em cálcio e é importante para todas as idades. Pode, sim, colocar café ou achocolatado. Se você gosta de um cafezinho preto, sem problemas. Tome antes ou depois de um copo de leite. Para quem não gosta de leite, a opção é um yogurte.

- Devo comer fibra? Sim! Faz bem para a saúde do coração e ajuda o funcionamento do intestino. Escolha uma: granola, linhaça, germe de trigo ou aveia e coloque no leite, no yogurte ou na fruta.

- Por que é bom comer fruta de manhã? As frutas são leves, de fácil digestão e riquíssimas em vitaminas. Também tem frutose um carboidrato que ajuda a dar energia para encarar o dia. Aí você pergunta, suco ou fruta? Bom, por que não os dois? Tome o suco e coma também uma fruta. Para variar experimente picar a fruta no yogurte. Fica uma delícia!

- Posso comer pão? Claro! Pão é muito gostoso!! Mas não exagere na quantidade. E para acompanhar prefira queijo branco em vez de manteiga ou margarina. É mais saudável!

Muita gente tem costume de comer bolos, pães doces ou bolachas pela manhã. Alguns gostam de ovos e bacon... Mas tudo isso é totalmente dispensável.

Um café da manhã saudável tem um cardápio muito mais simples: leite ou yogurte, um café gostoso, frutas, pouco pão com um pouco de queijo.

Comece bem o seu dia!

Retirei do Face - Dra Ana Escobar

Alimentos exterminadores de gordura

Livro 'Dieta Seca-Barriga', da editora Abril, enumera 15 alimentos que destroem a gordura e ajudam na dieta. A obra, de Heloísa Rocha e Marcella Amar, custa R$ 24,90 e está a venda em todas as livrarias do Brasil.

Saladas cruas - "Fibras das hortaliças são as melhores amigas de um corpo enxuto", diz o livro "Dieta Seca-Barriga", da editora Abril. Como essas fibras têm baixo valor energético, diminuem a digestão de alimentos calóricos e impedem a digestão de carboidratos que contribuem com o aumento de peso. (Foto: Thinkstock)

Cogumelo, levedo de cerveja, nozes e aspargo - Esses alimentos são ricos em cromo, mineral que diminui bastante a gordura total e, principalmente, aquela que se concentra na cintura. O cromo transforma o carboidrato em fonte de energia, reduz a vontade por doces e controla o apetite.

Canela - Além de fazer o corpo gastar mais energia durante a digestão dela, a canela ainda reduz a sensação de fome. Essa especiaria ainda possui bastante cálcio, que ajuda no emagrecimento.

Aipo - Dois talos de aipo contêm menos de 10 calorias. Além disso, esse vegetal possui grande teor de cálcio, amigo do emagrecimento, e de potássio, responsável por eliminar o sal que colabora na retenção de líquidos.

Iogurte desnatado e leite com redução de lactose - O cálcio é mineral importante na queima de gorduras. Por isso, é importante incluir iogurte e derivados de leite desnatado (ou com redução de lactose) na sua dieta. Esses alimentos na versão mais magra são mais fáceis de serem digeridos e afastam os gases que estufam a barriga.

Cereais integrais - Os cereais integrais regulam e mantêm os níveis de glicemia e insulina. Os grãos integrais ainda são ricos em vitaminas do complexo B, que controlam o cortisol no organismo.

Salsinha - Ela tem a incrível capacidade de eliminar alguns centímetros ao redor da cintura porque tem ação diurética. Além disso, faz uma limpeza nos rins.

Óleo de coco - Os líquidos do óleo de coco faz com que as engrenagens do corpo funcionem mais rápido. Dessa forma, a temperatura sobe e as calorias derretem. As propriedades do óleo de coco ainda desinflamam o organismo, sem contar que essa fruta tem muita vitamina E, um poderoso antioxidante. Não é demais?!

Frutas vermelhas - Morango, mirtilo, amora, framboesa e cereja reduzem a massa gorda e o excesso de gordura no sangue.

Chá, em especial o verde e o de hibisco - O chá verde é um dos maiores aliados do emagrecimento: ele é repleto de catequinas e de polifenois, que aceleram o metabolismo. Quatro xícaras por dia desse chá é o ideal, mais do que isso pode se tornar tóxico. Já o chá de hibisco tem efeito "espanta-gordura", regulariza o intestino, combate a retenção de líquidos e também os temidos radicais livres, que desajustam o metabolismo.

Suco de limão - O suco de qualquer tipo de limão ajudam a diluir os excessos gordurosos por causa do acido cítrico. O limão também é diurético e alivia o inchaço. A casca é rica em pectina, fibra solúvel que dá sensação de saciedade. Fique de olho: mais de dois limões por dia podem prejudicar as mucosas do estômago. E lembre-se: beba o suco imediatamente após o seu preparo, assim você não perde os benefícios da fruta.

Brócolis - Além das fibras, do cálcio e do baixo índice de insulina, o brócolis tem o poder de neutralizar os xenoestrogênios, substâncias químicas tóxicas presentes em aditivos usados na indústria alimentícia.

Peixes de águas frias e profundas, como salmão, atum, bacalhau e sardinha - Fontes de ômega 3, gordura poli-insaturada que evita o acúmulo de colesterol nocivo, o LDL, nos vasos sanguíneos. A versão benéfica do colesterol, o HDL, aparece em grande quantidade nesses peixes. Essa substância ajuda o coração e aumenta a sensação de saciedade. O ômega 3 também afasta a retenção de líquido

Pimenta vermelha - O sabor picante da pimenta vermelhpa deve-se à capsaicina, que acelera o metabolismo em até 20% (se ingerida em torno de 3 gramas por dia) e dobra a produção de calor em até algumas horas após a refeição em que foi consumido. A pimenta vermelha promove a quabra da célula de gordura e controla os níveis de glicose no sangue.

Gengibre - Duas fatias de gengibre por dia aumentam o gasto calórico em aproximadamente 10%, isso porque suas propriedades esquentam o organismo e faz com que ele derreta os estoques de gordura. Sensacional!

Fonte:http://br.mulher.yahoo.com/fotos/alimentos-exterminadores-de-gordura-slideshow/

Açafrão e o Sistema Imunológico



O açafrão é um tempero amarelo-alaranjado da cozinha oriental e é usado há mais de 2000 anos como composto medicinal na Índia.
Ele reforça o sistema imunológico, ajudando a previnir infecções, combate várias bactérias, vírus e fungos, é antioxidante e antiinflamatório!

Incremente o seu cardápio com refeições que levam açafrão na receita, como esse risoto, por exemplo:

Risoto de Açafrão

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo de girassol
1 cebola pequena cortada e fatias finas
2 xícaras de arroz integral
½ xícara de vinho branco
tempero a gosto
2 colheres (sopa) de água
açafrão (1 envelope)

Preparo:

1- Em uma panela média coloque o óleo e a cebola e leve ao fogo baixo até dourar bem de leve, mexendo frequentemente.
2- Adicione o arroz e continue fritando e mexendo, até dourar também
3- Junte o vinho, aumente um pouco o fogo, e deixe evaporar, mexendo.
4- Adicione o tempero e cozinhe, mexendo até levantar fervura. Abaixe o fogo para o mínimo, tampe e cozinhe por 12 a 15 min, até o arroz ficar “al dente”, mexendo uma ou duas vezes.
5- Se for usar estames de açafrão, deixe-os de molho em 2 colheres de sopa de água quente por 15 min, coe e use conforme indicado na receita.
6- Se, ao contrário for usar o açafrão em pó, despeje-o diretamente na panela, mexendo bem muito bem logo em seguida para distrubuí-lo uniformemente. Tampe e deixe descansar por 2 ou 3 min, para os sabores se unirem
7- Controle a consistência do risoto antes de efetuar essa operação. Se estiver seco, adicione mais um pouco de caldo, se estiver líquido demais, aumente o fogo e deixe apurar um pouco, mexendo.
8- Decorrido esse período de descanso, sirva o risoto imediatamente.

Retirei do Face - FitGourmet

terça-feira, 19 de junho de 2012

Faça caminhada...



Vamos fazer caminhada meninas?
Não é só para perder peso é bem estar.

Sobre os benefícios para a mulher, o Dr. Humberto Freitas, cardiologista do Hospital São Camilo, afirma que praticar atividades físicas diminui os problemas como osteoporose, muito comuns após a menopausa. Os sintomas como tensão e ansiedade, mau humor o estres diminui.
As atividades físicas ainda são benéficas para auxiliar no tratamento de problemas como diabetes, câncer e hipertensão arterial, mas também contribuem para o bem-estar total das mulheres. Atuam na produção do hormônio endorfina, que causa sensação de prazer e diminui dores.

Retirei do Face - Sou Gordinha Sim

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Café da Manhã x Diabetes



Sabia que pessoas que não tomam café da manhã regularmente têm risco 21% maior de desenvolver diabetes? Além disso, é pela manhã que nosso organismo absorve maior quantidade de nutrientes.

Ao comer bem de manhã, o nível de açúcar no sangue durante o dia fica estabilizado. Ao pular o café da manhã, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta!

Descubra mais benefícios em não pular essa refeição:
- Humor, memória e energia melhoram;
- A perda de massa muscular e o ganho de peso são evitados;
- A fome durante o dia e os níveis de colesterol são diminuidos;
- O metabolismo fica mais acelerado;
- A dieta fica nutricionalmente mais completa.

Inicie o dia com um belo café da manhã!

Retirei do Face - FitGourmet

Frio = mais fome...



Dia de frio sempre dá mais fome, não é?

Isso acontece porque o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal. Então, ingerimos maior quantidade de alimentos e bebidas, principalmente os mais quentes.

A grande preferência nessa época são os alimentos mais calóricos, ricos em açúcares e gorduras. Pra piorar, o consumo de frutas e verduras tende a diminuir!

Veja dicas para não extrapolar na comida nesses dias:
- Cuidado com as bebidas alcoólicas, que são bastante calóricas. Se for beber, opte por vinho tinto, que tem antioxidantes;
- Adicione canela às frutas e iogurtes, deixando sua refeição mais saborosa e aumentando a sensação de saciedade;
- Se for beber leite, prefira o desnatado, que tem menos gorduras;
- Adicione frutas e legumes assados nas sopas;
- Prefira os chás aos chocolates quentes.

Bom apetite!

Retirei do Face - FitGourmet

Pimenta pra emagrecer



A pimenta é termogênica, ou seja, faz com que o gasto calórico do organismo seja maior, tornando a perda de peso mais fácil!
Além disso, libera hormônios que trazem sensação de saciedade!
Outro benefício: ela tem ação anti-inflamatória, o que é ótimo para quem está acima do peso, porque a gordura aumenta a inflamação geral do organismo!

Não se esqueça: beba bastante água quando tiver pimenta refeição!

Retirei do Face - FitGourmet

Oleaginosas



O consumo regular de pequenas quantidades de sementes oleaginosas pode reduzir o risco de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e diabetes tipo 2! Mas cuidado, consuma no máximo 7 unidades por dia!

Entre as oleaginosas estão as castanhas, amêndoas, pistaches e avelãs.

Descubra alguns benefícios delas:

-Apresentam gorduras insaturadas, que fabricam hormônios, hidratam pele e cabelos e mantém um bom funcionamento intestinal;
-Possuem vitamina E, que é potente antioxidante, previne problemas cardíacos, protege neurônios e células, previne o envelhecimento da pele, combate o estresse e reduz o colesterol e a pressão alta;
-Possuem zinco, que é importante antioxidante, atua no crescimento muscular e auxilia na remoção de gás carbônico do sangue;
-Possuem magnésio, que melhora a circulação sanguínea e faz manutenção da saúde renal e dos músculos.

Retirei do face - FitGourmet