LilySlim Weight loss tickers

sábado, 14 de abril de 2012

Atividade física para pessoas obesas ajuda a minimizar doenças


Os exercícios vão além da redução de gordura e diminuem os riscos das doenças associadas à obesidade.

A busca pela qualidade de vida e, principalmente, pela saúde é constante entre as pessoas que estão acima do peso ou são consideradas obesas. Para ajudar nesse processo, uma importante aliada é a atividade física, que garante diversos benefícios às pessoas. Além da redução de gordura corporal, manutenção do peso, ganho da massa magra, os esportes e exercícios físicos também ajudam na prevenção e diminuição dos riscos das doenças associadas à obesidade, como diabetes, hipertensão, síndrome metabólica e doenças cardiovasculares. “A atividade física proporciona ao paciente a melhora na qualidade de vida”, explica Marcelo Joaquim Antonio, Personal Trainer do Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica.

Para se tirar o máximo destas práticas, é necessária a avaliação médica, realizada pelo cardiologista e também por um ortopedista, de acordo com cada caso. “A avaliação cardiovascular é fundamental. Recomenda-se checar ainda a presença de doenças arteriais e renais. Se o paciente reclamar de problemas de coluna ou nas articulações, recomendamos a avaliação de um ortopedista”, explica Marcelo. “Toda essa preparação permite entender o quadro clínico para se estabelecer um treino personalizado, com definição das modalidades, intensidade dos exercícios a serem efetuados e freqüência semanal”, completa o personal trainer.

As atividades físicas são indicadas também para crianças com excesso de peso ou obesas. “O programa deve incluir atividades para o gasto calórico desejado que não prejudiquem o desenvolvimento infantil, pois elas ainda estão com o corpo em formação. O programa não pode ser igual ao de um adulto”, ressalta.

Programa de atividade física e cirurgia bariátrica

Se a pessoa tiver planos de se submeter à cirurgia bariátrica, as atividades físicas serão diferentes na fase pré-operatória e pós-operatória. “Durante o período de emagrecimento, buscamos atividades que melhorem a consciência corporal para que a pessoa se ajuste ao novo corpo. Avaliamos ainda a necessidade de exercícios que melhorem a postura para minimizar encurtamentos e alterações posturais, caso o paciente apresente estes problemas. Outro objetivo é o condicionamento cardiovascular para reduzir flacidez e fraqueza muscular e, conseqüente, melhora da função cardiopulmonar”, completa Marcelo.

“O pós-operatório trará benefícios evidentes e de grande impacto para a saúde e qualidade de vida do paciente, que com a prática de exercícios alcançará melhor condicionamentos cardiorespiratório, por exemplo. E a partir desse momento, deve-se existir uma conscientização de que a atividade física fará parte de sua rotina, juntamente com os bons hábitos alimentares” explica o personal.

As atividades devem ser feitas sempre com a orientação de um personal trainer e com acompanhamento nutricional e psicológico, para que possa ser avaliado todo o processo do paciente, conforme é a filosofia de tratamento interdisciplinar realizado no Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica.

Vale lembrar que a segurança dos exercícios é definida a partir da adequação das sobrecargas às condições físicas dos praticantes. “Os exercícios contínuos suaves, geralmente aeróbios, como caminhar, pedalar ou nadar mais lentamente, possuem baixas sobrecargas e são os mais indicados para a maioria das pessoas”, finaliza Marcelo.

Fonte:http://www.melhoramiga.com.br/2011/11/atividade-fisica-para-pessoas-obesas-ajuda-a-minimizar-doencas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário