quinta-feira, 14 de março de 2013
Você sabia sobre o Cortisol?
Você sabia...?
Que o cortisol - hormônio do estresse - enfraquece o sistema de defesa do nosso organismo.
Em excesso, o cortisol provoca retenção de líquido e acúmulo de gorduras.
E não é só isso... o hormônio também ajuda a diminuir os níveis de SEROTONINA, e com esse neurotransmissor em baixa, a ansiedade, a depressão e o apetite estão em alta.
Para evitar o excesso de cortisol, temos duas dicas:
Dica 1 - Reserve alguns minutos do seu dia SÓ para VOCÊ.
Dica 2 - Pela manhã, ao acordar, o cortisol está em alta; um bom desjejum ajuda, e muito, a minimizar os efeitos negativos do hormônio, desde que se evite a cafeína. Portanto, nada de pular a primeira refeição do dia! Prefira acordar mais cedo um pouquinho e saia de casa relaxado(a) e com tempo...
MAIS SOBRE CORTISOL
- O que é:
O cortisol é um hormônio intimamente ligado ao sistema emocional, que serve para controlar inflamações, alergias, os níveis de estresse, diminuir a imunidade, manter a estabilidade emocional, estimular o açúcar do sangue e criar proteínas.
Quando o cortisol está alto ou baixo no sangue, pode haver problemas como aumento do peso ou depressão. O diagnóstico do cortisol alto ou baixo é feito com base no exame do cortisol urinário e do cortisol plasmático.
Os níveis de cortisol variam durante o dia porque ele está ligado de certa forma à serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e de bem estar. Alimentar-se corretamente e fazer exercícios constituem o melhor tratamento para manter os níveis de cortisol dentro da normalidade.
- Cortisol Alto
O cortisol alto deve ter um tratamento rápido, pois ele gera consequências desagradáveis especialmente para quem quer ganhar mais músculos. Diversas causas podem gerar o aumento do cortisol no sangue, mas a mais comum é o estresse, e neste caso as consequências serão:
perda de massa muscular
aumento do peso
aumento das chances de osteoporose
dificuldade na aprendizagem
baixo crescimento
diminuição da testosterona
lapsos de memória
- Cortisol Baixo
O cortisol baixo corre devido a baixa produção de serotonina, que é o hormônio ligado ao prazer e ao bem estar. Ele pode causar:
depressão
fadiga
cansaço
fraqueza
desejo repentino de comer doces
- Exame do Cortisol
O exame do cortisol é indicado para uma avaliação do nível de estresse do indivíduo, ou para avaliar possíveis inflamações ou alergias. Os valores de referencia para o cortisol plasmático são:
Manhã: 5 e 25 mcg/dl;
Tarde: queda maior que 35% do valor obtido pela manhã;
Noite: queda maior que 50% do valor obtido pela manhã.
Se o médico desejar, ele pode pedir um exame de urina para avaliar o cortisol urinário, segundo a produção do hormônio entre o período da manhã e da tarde, por exemplo.
- Tratamento para o Cortisol Alto
O tratamento para o cortisol alto é feito com o uso de medicamentos, mas o consumo do inhame (por exemplo), constitui um ótimo remédio caseiro. Outras formas de controlar naturalmente os níveis de cortisol no sangue é fazendo exercícios, aumentando o consumo de vitamina C e diminuindo o consumo de cafeína.
Retirei do Facebook - Saúde & Qualidade de Vida
Assinar:
Postar comentários (Atom)
e qdo o cortisol urinario esta baixo o q sgnifica como resolve?
ResponderExcluir