LilySlim Weight loss tickers

quinta-feira, 14 de março de 2013

Você sabia sobre o Cortisol?



Você sabia...?

Que o cortisol - hormônio do estresse - enfraquece o sistema de defesa do nosso organismo.

Em excesso, o cortisol provoca retenção de líquido e acúmulo de gorduras.

E não é só isso... o hormônio também ajuda a diminuir os níveis de SEROTONINA, e com esse neurotransmissor em baixa, a ansiedade, a depressão e o apetite estão em alta.

Para evitar o excesso de cortisol, temos duas dicas:

Dica 1 - Reserve alguns minutos do seu dia SÓ para VOCÊ.

Dica 2 - Pela manhã, ao acordar, o cortisol está em alta; um bom desjejum ajuda, e muito, a minimizar os efeitos negativos do hormônio, desde que se evite a cafeína. Portanto, nada de pular a primeira refeição do dia! Prefira acordar mais cedo um pouquinho e saia de casa relaxado(a) e com tempo...

MAIS SOBRE CORTISOL

- O que é:

O cortisol é um hormônio intimamente ligado ao sistema emocional, que serve para controlar inflamações, alergias, os níveis de estresse, diminuir a imunidade, manter a estabilidade emocional, estimular o açúcar do sangue e criar proteínas.

Quando o cortisol está alto ou baixo no sangue, pode haver problemas como aumento do peso ou depressão. O diagnóstico do cortisol alto ou baixo é feito com base no exame do cortisol urinário e do cortisol plasmático.

Os níveis de cortisol variam durante o dia porque ele está ligado de certa forma à serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e de bem estar. Alimentar-se corretamente e fazer exercícios constituem o melhor tratamento para manter os níveis de cortisol dentro da normalidade.

- Cortisol Alto

O cortisol alto deve ter um tratamento rápido, pois ele gera consequências desagradáveis especialmente para quem quer ganhar mais músculos. Diversas causas podem gerar o aumento do cortisol no sangue, mas a mais comum é o estresse, e neste caso as consequências serão:

perda de massa muscular
aumento do peso
aumento das chances de osteoporose
dificuldade na aprendizagem
baixo crescimento
diminuição da testosterona
lapsos de memória

- Cortisol Baixo

O cortisol baixo corre devido a baixa produção de serotonina, que é o hormônio ligado ao prazer e ao bem estar. Ele pode causar:

depressão
fadiga
cansaço
fraqueza
desejo repentino de comer doces

- Exame do Cortisol

O exame do cortisol é indicado para uma avaliação do nível de estresse do indivíduo, ou para avaliar possíveis inflamações ou alergias. Os valores de referencia para o cortisol plasmático são:

Manhã: 5 e 25 mcg/dl;
Tarde: queda maior que 35% do valor obtido pela manhã;
Noite: queda maior que 50% do valor obtido pela manhã.

Se o médico desejar, ele pode pedir um exame de urina para avaliar o cortisol urinário, segundo a produção do hormônio entre o período da manhã e da tarde, por exemplo.

- Tratamento para o Cortisol Alto

O tratamento para o cortisol alto é feito com o uso de medicamentos, mas o consumo do inhame (por exemplo), constitui um ótimo remédio caseiro. Outras formas de controlar naturalmente os níveis de cortisol no sangue é fazendo exercícios, aumentando o consumo de vitamina C e diminuindo o consumo de cafeína.

Retirei do Facebook - Saúde & Qualidade de Vida

Um comentário: