LilySlim Weight loss tickers

sexta-feira, 8 de março de 2013

Saúde da Mulher



Hoje, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data em que o mundo todo celebra as conquistas feministas e alerta sobre os problemas que afetam cada vez mais a saúde e a qualidade de vida da mulher.

Nos últimos séculos, diferentes funções foram atribuídas à mulher, como cuidar da casa, dos filhos, do marido e trabalhar fora. Porém, essa rotina agitada interfere na alimentação, no humor e facilita o sedentarismo. A falta de tempo, por exemplo, proporciona a ingestão de alimentos rápidos, extremamente calóricos e cariogênicos, que favorecem o surgimento de cáries e podem gerar excesso de peso.

Para evitar este problema, é aconselhável escolher alimentos saudáveis, evitar ingestão de muitos açúcares e ter uma higienização adequada, com escova, creme e fio dental. Assim, é possível promover a saúde bucal não só da mulher, como de toda a família.

Além das doenças bucais, a alimentação inadequada pode causar outros problemas à saúde. Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, no mundo, 13% a 18% das mulheres acima de 50 anos possuem osteoporose? No Brasil, aproximadamente 10 milhões de pessoas sofrem com esta doença, que pode ser amenizada com o consumo de alimentos fontes de cálcio, como leite, queijos, iogurtes e produtos fortificados com este micronutriente, que fortalecem os ossos e diminuem o risco de fraturas.

A recomendação de cálcio para mulheres na fase adulta, entre 19 e 50 anos, é de 1000mg e de 1200mg a partir de 51 anos de idade.

• 1 copo de 200ml de leite desnatado = 230mg
• 1 copo de 200ml de leite integral = 246mg
• 1 fatia grossa de queijo minas frescal = 231,6mg
• 2 fatias médias de queijo mussarela= 206,8mg
• 1 unidade comercial de iogurte natural de 200g = 286mg
• 1 unidade comercial de iogurte integral de 200g = 314mg

Saiba mais
- A pílula anticoncepcional associada ao cigarro aumenta o risco de trombose e AVE (derrame), assim, para o bem de sua saúde, descontinue o tabagismo;

- Os fogachos (ondas de calor) estão entre as queixas mais frequentes e incômodas apresentadas por mulheres na menopausa. Existem tratamentos eficazes, como a Terapia de Reposição Hormonal, mas só o médico poderá orientar a mais indicada para o seu caso;

- A vontade de comer chocolate na TPM pode acontecer por carência de magnésio, nutriente encontrado em outras fontes, como soja, figo, abacate e vegetais folhosos verde-escuros. A falta desse micronutriente pode alterar o humor, gerar compulsão alimentar, fadiga e dores de cabeça. Por isso, a vontade de chocolate é tão intensa. Mas é aconselhável fazer escolhas mais saudáveis, pois o chocolate, embora tenha o benefício do magnésio, traz consigo alta concentração de açúcares e gordura;

- A retenção de líquidos (inchaços) em mulheres de todas as idades é muito frequente, em geral, localiza-se nas pernas, ocasionando sintomas, como cansaço, sensação de peso, dor ou limitações funcionais. As causas dessas retenções podem estar associadas a disfunções vasculares, renais, ergonômicas, uso de certos medicamentos, relacionadas ao sedentarismo, entre outras, devendo, portanto, ter a sua causa sempre investigada. Em muitas dessas condições, a fisioterapia pode auxiliar no tratamento e reduzir o desconforto. Exercícios específicos, drenagem linfática e reeducação postural podem ser algumas das estratégias para minimizar esses sintomas, sendo por vezes necessária a participação de outros profissionais, como nutricionista, psicólogo, educador físico, entre outros;

- Durante a TPM ocorre uma queda dos níveis de serotonina, que é um transmissor químico ligado ao sentimento de felicidade. Durante este período é interessante consumir leites, carnes, peixes, soja, amendoins, bananas, pois estes alimentos possuem um nutriente conhecido como triptofano, que vai ajudar a aumentar a produção de serotonina.

Fonte: Policlínica Universidade Metodista

Um comentário:

  1. Oi Katia, há quanto tempo!
    Estou de volta ao meu processo, ao blog e revisitando o povo amigo, sabendo como estão e, claro, pedindo que me dêem a mão, pois na estrada a caminhada é sempre mais prazerosa quando se segue junto de outras pessoas.
    Esse seu post foi excelente. Estou em meio à instalação da menopausa, que há anos diz que veio, mas não veio de vez, ainda menstruo espaçadamente (até com 8 meses de intervalo) e isso me descompensaou muito. Aumentei o peso, não só por isso, mas por causa de remédios que tive que tomar para problema ortopédico, entrei em depressão (daquelas que ninguém nota, fiquei rindo, brincando, mas por dentro o 'bicho pegando'), e também dei uma chutada no balde. Mas estou melhorando em tudo e de volta ao meu processo.
    Desejo tudo de bom a você, beijos!
    Beth
    http://aconquistablog.wordpress.com

    ResponderExcluir