LilySlim Weight loss tickers

quarta-feira, 13 de março de 2013

Dormindo com um amigo!!



Polêmica à vista! Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém concluiram que ingerir carboidratos à noite não engora mais do que durante o dia e ainda é bom para o seu organismo e ajuda sua dieta! O assunto ainda é polêmico. Vamos ver o que dizem ambos os lados e ao final você tira sua própria conclusão.

O discurso dos que pregam o corte de carboidratos na parte da noite é o seguinte: durante o sono, o metabolismo do corpo desacelera, por isso a digestão e absorção desses carboidratos poderia acabar na forma de estoque de gordura, uma vez que queima de energia enquanto dormimos é pequena

Já a pesquisa afirma que a ingestão de carboidratos no período noturno (sem excessos, é claro) estimula de forma significativa a produção de hormônios que atuam na sensação de saciedade e também no mecanismo de acúmulo de gordura no corpo, favorecendo quem quer emagrecer. Vamos nos aprofundar neste estudo?

Ao ingerir carboidratos no período noturno há aumento da produção de um hormônio que é o responsável pela sensação de saciedade (papo técnico: Leptina), que inclusive se manteve alta durante todo o dia seguinte, fazendo com que a pessoa sinta menos fome durante esse período. Outro benefício é o aumento da produção de Adiponectina, que tem a maravilhosa função de evitar o depósito de gordura (suas artérias curtiram isso) e potencializar a ação da insulina, ajudando inclusive a reduzir o risco de diabetes.

Outro benefício comprovado com a ingestão de carboidratos à noite foi a queda de quase 28% nas taxas de uma proteína chamada C-reativa, que indica estados inflamatórios, ou, em bom português, um marcador importante para atestas doenças cardiovasculares. E como se isso tudo não bastasse, fez subir as taxas do colesterol HDL, o bom colesterol. Resultado? Perda de gordura na região abdominal.

Desde as primeiras semanas do blog eu venho batendo na mesma tecla: nosso corpo vem equipado com mecanismos de sobrevivência primitivos. Quando passamos fome, fazemos dietas radicais ou suprimimos carboidratos o corpo não compreende que você está de dieta, ele acha que você está passando necessidades, escassez de comida, crise, risco de vida. A reação imediata e, diga-se de passagem, muito inteligente, é reduzir o metabolismo, queimar o mínimo possível de calorias para as funções básicas e estocar o máximo possível de gorduras para te ajudar a sobreviver a essa “crise”.

Pense da seguinte forma: todos os dias entram dez mil reais na sua conta bancária, mas sem que você saiba. Ao final do dia, quando você chega em casa e verifica sua conta, alguém retira todo o dinheiro e deixa apenas dez reais. Você chega a conta e pensa “Putz, estou pobre. Hora de conter despesas” e no dia seguinte, não gasta quase nada achando que faltará dinheiro. Novamente, entram mais dez mil na sua conta, mas no final do dia alguém retira todo o dinheiro e ao checar sua conta você vê apenas dez reais novamente. Resultado: você vai viver se esforçando para gastar o mínimo possível quando na verdade tem uma margem enorme de gasto que desconhece e não pode usufruir. É isso que acontece ao cortar carboidratos por algum período, é assim que seu corpo se sente: falido.

É por isso que eu sempre disse aqui que cortar carboidratos não é uma boa ideia. Muito pelo contrário, o ideal é comer pelo menos de três em três horas, para que seu organismo pense “Oba! Fartura! Fase boa, excesso de alimento, posso gastar à vontade” e queima todas as calorias que quer para exercer funções vitais rotineiras, como batimento cardíaco, respiração e outros. Quer que seu corpo gaste o máximo possível para se manter vivo e executar estas atividades (papo técnico: metabolismo)? Dê a ele o combustível que ele precisa. Nem mais (se não sobra combustível e ele é estocado na forma de gordura) nem menos (se não ele entra em modo de contenção de gastos).

O quanto seu corpo precisa de combustível? Isso quem vai te responder é um nutricionista, com base no seu peso, na sua saúde, na sua rotina e na sua alimentação. Mas já te adianto que para seu corpo viver feliz e com sensação de fartura, tem que entrar comida com frequência (pelo menos de três em três horas), e comida que sacie e alimente, não um brigadeiro.

A conclusão final é a de sempre: dietas muito restritivas não dão certo, fazem mal ao seu organismo e podem até te emagrecer, mas não te mantem magro por muito tempo. Nada melhor do que aumentar a sensação de saciedade durante seu dia para conseguir levar adiante sua dieta. A questão da ingestão de carboidratos no período noturno provavelmente vai continuar controversa por muito tempo e você deve estra se perguntando em quem acreditar. Eu respondo: NO SEU CORPO. Pesquisadores se enganam o tempo todo, seu corpo não se engana nunca. Faça o teste e veja como a dieta flui melhor para você, ingerindo carboidratos à noite ou não.

Eu sou favorável à ingestão de carboidratos durante todo o dia, mas também sou favorável a que as pessoas escutem seu próprio corpo e respeitem suas peculiaridades. Nada como seu corpo para te dizer o que é melhor para você!

Textos relacionados:

http://oseupersonal.com.br/amigo-amigo/

http://oseupersonal.com.br/i-cant-get-no-satisfaction/

Fonte: http://oseupersonal.com.br/dormindo-com-um-amigo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário