LilySlim Weight loss tickers

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Autocontrole: como ter sucesso no trabalho, na dieta e nas relações sociais

pare, respire e reflita antes de tomar qualquer atitude

Por Cecilia Minner

Se alguém pede uma informação óbvia, você logo responde com arrogância? Quando se depara com uma cena triste não consegue segurar o choro? Conter a gula diante de um doce é tarefa impossível? Pare, respire e reflita. Como anda o seu autocontrole? Ele é a chave para alcançar o sucesso no trabalho, na vida pessoal e na manutenção da saúde. Já dizia o antigo provérbio: “Aquele que governa o seu próprio espírito é mais poderoso do que aquele que se apodera de uma cidade”.

A correria do dia a dia, a pressão do trabalho e outras situações de estresse são estopins comuns para que se saia do controle. A questão é que esse nervosismo pode afetar diretamente sua relação com os outros. “No trabalho, por exemplo, se alguém precisar de uma informação pode pensar: ‘fulano está furioso, é melhor não falar com ele agora’”, exemplifica o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, Villela da Matta, que avisa ainda que dessa forma as pessoas se afastam e buscam outras fontes de informação. De modo geral, empresas e colegas de trabalho não toleram pessoas estressadas e de mal com a vida.

Tente identificar o que “aciona” determinadas emoções negativas

Além das relações de trabalho, o autocontrole também está relacionado a questões particulares, como sua disposição para a dieta ou para os exercícios. Aquela fruta que se substitui por bolo de chocolate na sobremesa; o “só mais um” chopinho no bar; aqueles cinco minutinhos a mais na cama, que acabam com a malhação do dia: quase sempre o que falta nessas situações é autocontrole.

“Pessoas que querem parar de fumar ou emagrecer, por exemplo, precisam se submeter a um ‘desprazer’ para no futuro gozar de algo melhor, como uma vida saudável. Só que elas acabam desistindo no meio do tratamento porque não sabem que aquela ansiedade, uma espécie de fissura momentânea, passa”, explica o psicólogo Rodrigo Acioli Moura, especialista em terapia cognitiva comportamental. Ele ainda afirma que a capacidade de resistir aos impulsos é um processo essencial ao autocontrole.

Use o humor para não dramatizar esses momentos difíceis

Uma pesquisa da Universidade de Stanford nos anos 60 propôs a crianças de 4 anos que resistissem por 20 minutos ao impulso de comer a uma barra de chocolate. De todo o grupo, 2/3 conseguiram esperar. Foi esse mesmo grupo que, 15 anos depois, mostrou serem adolescentes notavelmente mais empreendedores, equilibrados e sociáveis. Há herança genética envolvida no autocontrole de cada um, mas há também o fator educação. A experiência adquirida no dia a dia, na escola ou com os pais, influencia na tomada de decisão. "A pessoa age diante de determinada situação de acordo com aquilo que ela já vivenciou. Dessa forma, geralmente, consegue agir corretamente", avisa Acioli.

Mas o autocontrole pode ser aprimorado até mesmo pelos adultos. O autoconhecimento e auto-observação podem ser o primeiro passo para identificar o que “aciona” determinadas emoções negativas, e para aprender a neutralizá-las. “Em momentos de estopim, a melhor coisa a fazer antes de tomar uma atitude, é parar e respirar. Reflita sobre o que está acontecendo e procure uma solução de formas consciente para o problema”, sugere o máster em coaching Villela da Matta.

Confira mais dicas de como trabalhar o autocontrole:
Seja flexível e não exija de si mesmo respostas imediatas, pois isso aumentará a pressão emocional e, portanto, a falta de controle.
Não espere ter domínio total e imediato de suas emoções. Procure administrá-las a médio e longo prazo. Aproveite situações de pouco compromisso para treinar o seu autocontrole.

Fonte: http://gnt.globo.com/carreira-e-financas/dicas/Autocontrole--como-ter-sucesso-no-trabalho--na-dieta-e-nas-relacoes-sociais.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário