LilySlim Weight loss tickers

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

10 dicas para retomar a dieta

Conforme o verão se aproxima, é comum notar um número maior de pessoas apostando na dieta e nutrição saudável para estar com o corpo em dia durante as férias. Porém, quando os momentos de descanso chegam, todo o esforço é deixado de lado, dando lugar a uma alimentação rica em refeições gordurosas, doces e bebidas alcóolicas aliada ao desleixo com as atividades físicas.

Assim, depois que o Carnaval passa, muitas mulheres ficam insatisfeitas ao subir na balança e ver que o período de relaxamento valeu a pena, mas deixou alguns quilos a mais na silhueta. E retomar a alimentação para uma dieta equilibrada nem sempre é fácil.

Quem passou por uma reeducação de hábitos no fim do ano terá mais vantagens nesse processo, pois já conhece o que dá certo para alcançar o emagrecimento. As regras continuam as mesmas: a nutrição saudável deverá ser acompanhada pela prática de exercícios, para que as calorias extras sejam eliminadas mais rapidamente. Dessa forma, o metabolismo volta a responder de forma positiva com os estímulos certos.

Vale ressaltar que retomar uma dieta saudável não faz bem apenas para as curvas, mas também para a pele, os cabelos e até na autoestima. Afinal, com o corpo enxuto e aparência renovada, quem é que não se sente bem consigo mesma?

Por isso, confira as dicas para fazer as pazes com a balança!

1# Desintoxique já!
O corpo possui a capacidade natural de eliminar uma parte das toxinas que não fazem bem ao seu funcionamento. No entanto, quando consumidas em excesso, as substâncias nocivas se acumulam de tal forma no organismo que ele não consegue mais restaurar o equilíbrio.

A alimentação relaxada das férias favorece esse quadro. Assim, a primeira medida a tomar para retomar a dieta é apostar na desintoxicação. Nesse processo, comer alimentos mais saudáveis, como frutas e verduras, e ricos em fibras, como os integrais, é fundamental. Além de serem altamente nutritivas, essas opções ainda auxiliam o corpo a eliminar as intoxicações.

A hidratação também é fundamental para a “limpeza” do organismo, já que é por meio da urina e do suor que parte das toxinas é eliminada. A água é a melhor opção, mas também é possível investir em sucos funcionais.

A nutricionista Melissa Santos, que é também especializada em Nutrição Clínica Funcional, indica a receita de suco verde preparado com couve, gengibre e lima-da-pérsia para ser consumido durante os dias de desintoxicação. A combinação é interessante, pois reúne um alimento rico em fibras, um termogênico que fortalece o sistema imunológico e uma fruta rica em vitamina C e sais minerais importantes para o corpo, como potássio, sódio e cálcio.

2# Corte os vilões do cardápio
É hora de trocar algumas ecolhas.

A maioria das pessoas sabe quais são os alimentos que levam ao acúmulo de pneuzinhos na silhueta. Mas depois de um período de relaxamento, nem sempre é fácil resistir às tentações dos pratos calóricos de uma hora para outra.

Segundo Melissa, é indispensável eliminar as frituras, refrigerantes, doces e produtos industrializados em geral para garantir que a dieta seja saudável. Eles podem ser banidos gradativamente, para que o corpo se acostume com as mudanças e, com o tempo, seja mais fácil resistir às calorias extras.

Algumas substituições também podem ajudar nesse processo de reeducação de hábitos. Prefira chás de ervas sem açúcar em vez do café, por exemplo, e troque o refrigerante por sucos naturais de fruta. As carnes vermelhas devem dar lugar a opções mais magras, como o peixe e o frango.

Outro hábito que faz a diferença é preferir os carboidratos integrais em pães, massas e no arroz. Como são ricos em fibras, eles são uma fonte de energia lenta e constante, mantendo o organismo saciado por mais tempo. Esses alimentos para uma dieta saudável ainda fornecem nutrientes importantes ao corpo, como vitaminas e minerais.

3# Volte a malhar
Para o plano de emagrecimento dar certo, é fundamental usar a energia renovada das férias e se inscrever na academia perto do trabalho ou então voltar a correr. O ideal é dedicar pelo menos 45 minutos para o treino, pois as reservas de gordura só passam a ser gastas após os 20 minutos iniciais.

Além disso, a atividade física leva ao bem-estar, eliminando o stress do dia a dia que pode acarretar em ansiedade, que poderá motivar os lanchinhos fora de hora.

Porém, se você não tem temo para praticar atividades físicas, não é preciso desanimar. Mudar pequenos hábitos da rotina faz toda a diferença. Troque o elevador por escadas, evitar sentar no trajeto do ônibus ou faça questão de levar o seu cachorrinho para passear ao fim do dia, nem que seja apenas por uma volta no quarteirão.

Essas pequenas medidas já contribuem para que o metabolismo fique mais acelerado, gastando mais energia acumulada.

4# Reveja suas metas
Antes de começar a restrição alimentar e a malhação, é importante renovar a motivação para emagrecer. Afinal, eliminar as gorduras a mais não é um processo fácil.

Assim, trace seu objetivo, estabelecendo as metas que você deseja alcançar e em quanto tempo. Além disso, é fundamental contar com a ajuda de profissionais especializados para que os resultados sejam garantidos e sem prejudicar a sua saúde.

5# Faça mais refeições durante o dia
Comer muito em poucas refeições não é um hábito saudável. Isso porque, dessa forma, o metabolismo se torna lento e são criados picos de fome, fazendo com que você exagere nas calorias quando se sentar à mesa.

Assim, procure fazer cinco refeições ao dia: café da manhã, almoço, jantar e dois lanches nos intervalos. O ideal é que elas sejam feitas no mesmo horário ao longo da semana, para que o corpo se acostume ao estímulo. O tempo máximo entre uma alimentação e outra deve ser de, no máximo, quatro horas.

Os lanches precisam ser ricos em fibras e nutrientes, para garantir uma dieta saudável. Nesse artigo, Melissa indica as frutas (normais ou secas), oleaginosas e barras de gergelim como boas opções para acabar com o risco da fome fora de hora.

6# Anote tudo o que você come
Manter um diário de sua alimentação pode fazer a diferença na hora de combater o excesso de calorias consumidas. A nutricionista explica que nem sempre percebemos o quanto beliscamos durante o dia e as anotações pode ajudar a mudar isso.

Assim, ao fim do dia, confira quais alimentos foram ingeridos e poderiam ser eliminados do cardápio ao longo da semana para evitar calorias dispensáveis.

7# Busque apoio para a dieta
Quem está passando por uma reeducação alimentar sabe como é difícil manter-se na linha ao ver a família ou os amigos aproveitarem um baquete enquanto você precisa ficar apenas na saladinha.

Para evitar as tentações, proponha que todos se adaptem à rotina mais saudável, fazendo com que você não se sinta excluída à mesa. Vale ainda pedir aos amigos que prefiram opções mais saudáveis para o happy hour ou que ajudem você a resistir às opções calóricas do buffet por quilo na hora do almoço.

8# Hidrate o corpo
O cotidiano pode ser corrido, mas não se esqueça de manter a garrafinha de água sempre cheia por perto. Assim, o líquido ajuda na limpeza do organismo, além de garantir que o metabolismo continue em funcionamento.

Manter-se hidratada também traz benefícios para a pele, funcionamento do intestino e na saciedade. A quantidade ideal indicada é de dois litros por dia.

9# Atenção ao café da manhã

Depois de horas de descanso sem receber nutrientes, é fundamental reservar um tempo para um café da manhã saudável e balanceado, que ainda ajude na desintoxicação do organismo.

Para Melissa, um desjejum saudável deve ter frutas, cereais integrais como pão, aveia e granola sem açúcar, além de sucos verdes e infusos de ervas.

Assim, você sai de casa renovada para o dia que está por vir.

10# Não fique sem comer
Dieta é sinônimo de restrição alimentar, mas não de falta de nutrientes ao organismo. Por isso, ficar sem comer não é o melhor caminho para eliminar os quilos a mais de forma saudável.

O jejum não é indicado, pois ele estimula o corpo a manter suas reservas de gordura para compensar o déficit de substâncias, além de sobrecarregar a atividade de alguns órgãos, como o fígado.

Assim, vale a pena seguir um cardápio balanceado para eliminar os pneuzinhos e fazer as pazes com a aparência sem colocar a saúde em risco.

Fonte: http://todaela.uol.com.br/boa-forma/10-dicas-para-retomar-a-dieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário