LilySlim Weight loss tickers

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Chia



É originária da planta do deserto Salvia Hispanica, da família da menta, no sul do México. Há sementes cinzentas, castanhas, pretas e brancas. A variedade de sementes brancas é designada como Salba.

A chia pertence, como a linhaça, às sementes mucilaginosas. Estas sementes constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contato com a água. Um pouco de sementes de chia em um copo de água, e já constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso, por isso essa semente causa saciedade.

A semente de chia é um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque é uma excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em em ácidos graxos ômega 3. Ainda mais rica do que a Quinua, por exemplo.

Chia é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, de minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre.

Pode ser consumida pura ou misturada também com as frutas de sua preferência. O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições.

Ela pode ser encontrada de três maneiras – in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

Benefícios da semente de chia:
- A mais rica fonte de Ômega 3 e fibra na natureza
- 6 vezes mais cálcio do que o leite inteiro
- 3 vezes mais ferro do que o espinafre
- 15 vezes mais magnésio do que os brócolis
- Combate inflamação: a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.

A semente de chia pode ser adquirida em qualquer lojas de produtos naturais.

Devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Assim, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada por seu nutricionista.

portalemforma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário