LilySlim Weight loss tickers

sábado, 14 de julho de 2012

Óleo de coco e chia emagrecem? Mito ou verdade?


Está na moda e por isto, muita gente tem esta dúvida. Veja o que os estudos mais recentes dizem:

Óleo de coco

Primeiro, vamos entender um pouquinho sobre as gorduras. Como vocês sabem, há vários tipos de gordura. As gorduras saturadas estão na carne, no leite, no cacau, no coco e no óleo de coco. As membranas das nossas células precisam desta gordura. As vitaminas também dependem dela para serem armazenadas no organismo. Além disto, esta gordura forma alguns hormônios. Mas se ingerimos mais que o necessário o colesterol ruim aumenta. Por isto, a gordura saturada está associada às doenças cardiovasculares, como hipertensão e infartos.

Com o avanço da técnica conseguimos dividir as gorduras saturadas em quatro tipos (não se assuste com os nomes!!): láurica (que é a do óleo de coco), mirística (que é a do leite), palmítica (da carne) e esteárica (do cacau). E sabe qual destas é a PIOR para nosso organismo? A láurica, que é a do óleo de coco.

Isso significa que ingerir este tipo de gordura em quantidades inadequadas pode aumentar o colesterol ruim e depois de um tempo entupir as artérias, levando a um infarto, por exemplo. Além disso, os estudos sobre o poder de emagrecimento do óleo de coco são inconclusivos. Isso significa que não há evidências científicas que comprovem que o óleo de coco emagreça. Por isso, fica aqui a recomendação: não tome nenhuma cápsula sem a devida orientação médica.

Chia

A semente da chia é rica em vários nutrientes: proteínas, ômega 3, cálcio, magnésio, fósforo, fibras e antioxidantes. Por ser muito rica em fibras, a chia tem a característica de se transformar em um gel firme quando colocada em um pouco de água. Com base neste princípio, acredita-se que a chia dê a sensação de saciedade para quem ingere uma colher antes das refeições. Por isso dizem que a chia emagrece. E as pesquisas a este respeito, o que dizem? Há controvérsias. Estudos bem conduzidos cientificamente não conseguiram provar os efeitos de emagrecimento da chia. Por isso, não podemos ainda, com as evidências científicas atuais, dizer que a chia emagrece.

Má notícia? Não! Só uma comprovação que não existe milagre para emagrecer!!

Retirei do Face - Dra Ana Escobar

3 comentários:

  1. Olá Kátia, parabéns pelo artigo.

    Não existe milagre para emagrecer, pelo contrário, é bem difícil e tem que ter muita determinação!!!

    O que acontece é que as pessoas acham que só tomando o suplemento elas vão emagrecer. Mas isso é errado, elas devem mudar a sua alimentação e deixar o sedentarismo de lado.

    Para mim está funcionando o óleo de coco, mas estou fazendo a dieta correta e exercícios físicos.

    Para quem quiser, escrevi um depoimento na Vianutri:
    http://www.vianutri.com.br/oleo-de-coco-mediervas.html

    Abraços!

    ResponderExcluir