LilySlim Weight loss tickers

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Pre-pa-ra!



Temos oito ótimas dicas para você eliminar as gordurinhas até o verão

Por Daniela Meira*

Estamos em outubro e para o verão são só dois meses... e como está seu corpo? Pode colocar um biquíni agora? Com alguns truques, você consegue até o verão ficar um pouco mais magra, disposta, saudável! Quer tentar? São truques para você usar todos os dias, daqui para frente. Vamos lá?

Mastigue até cansar

Mastigar bem faz toda a diferença se você que enxugar a barriga
Quanto mais você mastigar, menor vão ficando os pedaços de comida e mais fácil fica a digestão. Imagine um liquidificador. Se você colocar a cenoura inteira, a beterraba inteira, um pouco de água e ligar o aparelho, vai demorar muito mais tempo para reduzir o tamanho dos alimentos, comparando o tempo de bater a mesma cenoura e beterraba já picadas. Quando você bater com a mesma quantidade de água, rapidinho estes alimentos vão ficar pequenos. No estômago é a mesma coisa. Fracionando o alimento, mais fácil fica a digestão, o que evita aquele efeito estufa no abdômen. Se mastigamos pouco tempo, há uma sobrecarga no estômago para digerir estes pedaços grandes e uma quantidade maior no fluxo sanguíneo para dar conta do recado. Ok, ok... mastigue pelo menos 40 vezes de cada vez!

Em um estudo da Universidade Oxford Brookes, na Inglaterra, voluntários que mascaram cada porção por 35 vezes, simplesmente comiam menos quando comparados aos outros que só mascaram por dez vezes.

Coma menos quantidade e mais vezes ao longo do dia

Ficar sem comer de nada adianta se você quer emagrecer! Quando você passa muito tempo sem comer, seu estômago reclama, manda sinais para seu cérebro, que por sua vez, manda você "atacar" qualquer tipo de comida! E de preferência as mais gordurosas, para a preservação da espécie! Temos em nosso organismo mecanismos antigos que são ativados quando há escassez de alimentos. O organismo, para sobreviver, faz com que você tenha vontade de comer só alimentos gordurosos, pois isso, para o organismo, significa sobreviver a falta de alimento. A gordura fica acumulada para você continuar a viver. Sim, seu organismo pensa diferente do que você quer. Ele quer sobreviver, custe o que custar e você quer ficar com aquele corpinho sarado, SEM GORDURINHAS, NO VERÃO!
Então, faça o seguinte: aquele lance de comer de 3 em 3 horas é real e vai te ajudar. Não enfie o pé na jaca. Coma frutas, iogurtes, coalhada ou ricota, algo assim leve, entre as refeições, ok?!

Prefira os alimentos de fácil digestão

Principalmente se você trabalha após o almoço. Nada de comer alimentos gordurosos. Para fazer a digestão desta gordura toda, o estômago precisa trabalhar muito e para esse esforço extra, ele precisa de mais sangue para fazer o trabalho... E esse sangue sai de várias partes, inclusive do cérebro, para ajudar o estômago... Conclusão, você fica mole, com vontade de dormir (para poupar energia)... Nada bom. Além de acumular gordura indesejável, seu trabalho não vai render!

Frutas, os grãos integrais e as verduras, passam mais rapidamente pelo intestino e ajudam seu funcionamento. Já os de absorção lenta além do que foi explicado acima, também favorecem a fermentação, responsável pelo aspecto de barriga inchada. Evite comidas gordurosas, como queijos, carne vermelha, grão-de-bico, repolho, couve-flor e doces.

Fibras todos os dias, mas sem exagero

As fibras que estão em verduras e legumes crus, frutas, principalmente com casca (abacaxi com casca só suco se a casca for bem limpa, com escovinha e batida no liquidificador junto com a fruta!). Estas fibras presentes também nos produtos integrais, como granola, aveia, linhaça e chia ajudam o intestino a funcionar como se fosse uma vassoura! As fibras que não são absorvidas passam pelo aparelho digestivo e vão "arrastando" as gorduras e outras moléculas maiores ajudando a eliminar aquele aspecto de abdômen estufado. Mas lembre-se exagerar na dose pode ter o efeito contrário, provocando cólicas e inchaço. Duas colheres de sopa destes cereais ou meio prato de legumes e verduras, já está de bom tamanho!

Troque os refinados por integrais

Refinado = farinha branca... seja de trigo, seja açúcar. Ou seja, deixe de lado o pão francês, o arroz branco, a farinha de trigo e a massa convencional e opte pelas versões integrais. Açúcar mascavo ou demerara são ótimas opções. Ou mesmo o mel! Além de terem mais fibras e ajudarem o intestino a funcionar melhor, esses alimentos baixam o índice glicêmico, o que evita a produção excessiva de insulina, hormônio que estimula o organismo a estocar gordura.

Evite salgados

Tente não consumir alimentos condimentados e/ou salgados. São frios, salgadinhos, tempero do macarrão instantâneo, molho shoyo. Tente sempre procurar os light. Todo alimentos light tem menos 20% ou de calorias totais, ou de gordura, ou de açúcar ou de sódio. Excesso de sódio provoca retenção hídrica, responsável pelo aspecto de inchaço no corpo - inclusive na barriga. Além disso, os condimentos irritam o intestino e aumentam a formação de gases. Outros vilões que é melhor você fugir são: azeitonas, anchovas, picles, carne seca, defumados e embutidos (salame, presunto, bacon), queijos salgados e muito temperados (gorgonzola, parmesão, roquefort), catchup e molhos prontos para saladas.

Beba água, muita água SEMPRE!

Tá com sede? Beba água. Não está com sede? Beba água! Sabia que algumas vezes sentimos fome e na verdade o corpo está pedindo água? Beber água acalma, dilui toda tranqueira de comida ou bebida que você ingeriu, limpa os intestinos e rins, alivia dores estomacais. Pelo menos dois litros ao longo do dia, mas não durante as refeições, o que dificulta a digestão e favorece a fermentação - e o aumento do volume abdominal. Os líquidos, como água, chás e sucos, além de ajudarem a regular o intestino, permitem também a eliminação do sal. Quanto mais se bebe, mais diluído fica o sódio e mais facilmente ele vai embora com a urina. Evite ao máximo as águas gaseificadas com ou sem sabor. Elas impedem a absorção do cálcio além de favorecer a osteoporose!

Gordura para eliminar gordura

Já está provado que alguns tipos de gordura, como a mono e a poli-insaturada - em doses moderadas, agem contra os pneuzinhos, principalmente no abdômen. Além disso, elas são capazes de baixar o índice glicêmico da refeição, o que reduz a produção de insulina! Por isso, abra espaço no seu cardápio para o azeite de oliva, o abacate e as frutas oleaginosas, como a castanha-do-pará e a amêndoa. Mas sempre com moderação. As oleaginosas podem ser consumidas 1 vez ao dia, o punhado que você conseguir segurar em uma das mãos. O azeite, duas colheres de sopa, ao longo do dia está de bom tamanho. E o abacate, consuma metade da fruta, passe papel filme na parte cortada, deixe bem rente para não oxidar e ficar preto e guarde na geladeira. Até o dia seguinte!

Seguindo estas oito dicas, veja como ficaram suas medidas depois de duas semanas! E lembre-se tem que fazer todos os dias. Não adianta dia sim e dia não, ok?!

*Daniela Meira é nutricionista e produtora de culinária do programa Mais Você. Para saber mais receitas e outras dicas de alimentação, conheça o blog Informações à Mesa (http://danielameira.blogspot.com)

Fonte: http://anamariabraga.globo.com/home/canais/canais-saude.php?id_not=5501

Nenhum comentário:

Postar um comentário